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Longa Noite de Trevas de 8 Anos Chega ao Fim em Ipanema MG.

Não há mal que sempre dure, nem Perseguição que nunca acabe!


Foram 8 longos anos de trevas , 2920 dias...

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quinta-feira, 24 de setembro de 2009

4ª Semana Municipal do Idoso

Está acontecendo em Ipanema a 4ª Semana Municipal do Idoso



Endereços e telefones das principais delegacias de proteção ao idoso
MINAS GERAEIS- Belo Horizonte
Disque - Idoso
(31) 3277-4646
Delegacia Especializada de proteção ao Idoso
Avenida Afonso Pena, 984, Centro
Das 8h30 às 12h e das 14 às 17h, de Segunda a sexta-feira.
(31) 3236-3010/ 3226-3011
Telefone para denúncias anônimas 0800-305000

Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência e do Idoso
Ministério Público de Minas Gerais
Avenida Olegário Maciel, 1.772
Das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira
(31) 3335-8311/ 3335-8375





Nutricionista Rosilene Rodrigues Nogueira

Ontem 23/09 no prédio da Maçonaria a Nutricionista Rosilene Rodrigues Nogueira deu uma palestra sobre ALIMENTAÇÃO NA TERCEIRA IDADE







Letícia Rodrigues Machado Assistente Social de Ipanema -MG


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PALESTRA DO IDOSO


4ª Semana Municipal do Idoso


ALIMENTAÇÃO NA TERCEIRA IDADE

As bases para uma alimentação Saudável :
•Variada
• Harmoniosa
• Qualitativa
•Quantitativa
• Cada fase da vida merece cuidados especiais. Assim, a alimentação na terceira idade deve ser direcionada em função da diminuição das atividades do organismo em geral.

Alimentação e envelhecimento


Certas características, inerentes ao processo do envelhecimento, determinam peculiaridades no idoso.



Mastigação: Deve-se levar em consideração a falta de dentes ou a utilização de próteses (dentaduras). No caso da função mastigatória estar íntegra não há razão para modificações de consistência e utilização das chamadas “sopinhas”, purês, etc.
Hábitos alimentares: Deve-se considerar que a alimentação está associada a influências éticas, religiosas e fatores sócio-econômicos. Por isso, deve-se pensar nesse fator para a adequação da dieta para cada pessoa


Situação sócio-econômica: A renda do idoso é um fator que interfere diretamente na sua alimentação. Sendo assim deve-se recomendar a aquisição de alimentos da época, que têm um custo menor e melhor.
Constipação: O indivíduo pode ser acometido por prisão de ventre, devido ao baixo consumo de frutas e verduras, e pela diminuição de sua atividade física. Deve-se então fornecer grande quantidade de líquidos e de alimentos ricos em fibras. Insistir também no consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes) e cereais integrais.


Diminuição das sensações: Com o avançar da idade pode ocorrer diminuição da sensibilidade gustativa e olfativa que, conseqüentemente, levam à redução do apetite. Sendo assim, a alimentação deverá ser apresentada de maneira atrativa.

Diminuição dos processos digestivos: Deve-se fracionar a alimentação diária em várias refeições, geralmente cinco a seis por dia, sendo o volume da cada uma delas reduzido. Essa conduta é necessária para facilitar o trabalho digestivo.


Diminuição na ingestão de vitaminas e sais minerais: Verifica-se nos idosos a carência, principalmente, de vitamina C, folatos, vit B6 e zinco. Deve-se então insistir na ingestão de alimentos protéicos, frutas cítricas (laranja, lima, mexerica) e também verduras.
Diminuição da ingestão de ferro: Um dos maiores problemas no envelhecer é a anemia, o consumo de carnes vermelhas, modificadas em sua consistência se necessário (guisados, sopas, etc.), torna-se importante
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Funções dos Alimentos


É através dos alimentos que o nosso organismo recebe todos os nutrientes necessários ao seu bom funcionamento.
Nutrientes são as proteínas, as gorduras, os carboidratos, as vitaminas, os minerais, as fibras e a água.

As funções dos alimentos
Classificação
Energética;
Construtora;
Reguladora.
Energéticos
Os alimentos tem como função fornecer energia que funciona como combustível para exercermos as mais diversas atividades (andar, falar, respirar, para o coração bater, etc.)

Alimentos energéticos são:
Carboidratos
- Cereais (arroz, milho, centeio, cevada, trigo, aveia) e suas farinhas;

- Massas (pão, macarrão);

- Feculas (batata, mandioca, cará, inhame);

- Açúcares, doces, mel, geléias, etc.

Gorduras
- Óleos e Margarinas;

- Manteiga, banha, bacon, creme de leite;

- Amendoim, amêndoas
Todos este alimentos não devem ser consumidos em excesso, porque uma quantidade maior do que a necessária pode levar à obesidade.


Construtores


Tem como função fornecer material para construção e manutenção das diferentes partes do corpo e a reparação dos tecidos, que diariamente, são perdidos pelo suor, descamação da pele, cicatrização de feridas.
Os alimentos que exercem esta função são fontes de PROTEÍNA . As proteínas formam todos os órgãos do nosso corpo (pele, músculo, coração, fígado, etc.), além dos anticorpos para a proteção contra as doenças.
Alimentos construtores são:
Proteínas
- Carnes (bovina, suína, aves, pescados) e outras;

- Leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico);

- Ovos.

Função Reguladora

Este grupo tem a função de regular o funcionamento do organismo, como por exemplo:
- Facilitar a digestão e absorção dos alimentos;

- Proteger a pele, visão, dentes;

- Aumentar a resistência às infecções;

- Permitir o bom funcionamento intestinal.
Alimentos reguladores são:
Vitaminas, Minerais e Fibras
Frutas
- laranja, limão, mexerica, goiaba, morango, caju, manga e outras;
Hortaliças
- Verduras: agrião, acelga, almeirão, brócolis, escarola, couve, espinafre, mostarda, salsa, rúcula;
- Legumes: pepino, pimentão, jiló, abobrinha, chuchu, cenoura.
Especialmente na terceira idade, são importantes os alimentos ricos em fibras. Com o passar dos anos, ocorre uma diminuição dos movimentos do intestino (que auxiliam na eliminação das fezes), levando à constipação intestinal (prisão de ventre). As fibras, por não serem absorvidas ajudam a eliminação das fezes. Uma dieta rica em fibras impede a absorção acentuada de colesterol, através do aumento do bolo fecal.

Dieta Equilibrada

Uma alimentação equilibrada deve fornecer energia e todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo; a quantidade de calorias vai variar de uma pessoa para outra, de acordo com o sexo, idade, peso, altura, atividade física e estado fisiológico ou patológico.

Orientação Dietética

A Nutrição do idoso é importante para conservar uma vida saudável, sem provocar a diminuição ou o aumento do peso.

Deve ser considerado o fracionamento, pois na terceira idade, a digestão é mais lenta, não sendo recomendado comer grande quantidade de uma só vez. É aconselhável comer em menor quantidade, fracionada em pelo menos 5 refeições, para não sobrecarregar o estômago;
Uma alimentação equilibrada é aquela que contém, na mesma refeição, pelo menos um alimento de cada grupo.

Como deve ser a alimentação na Terceira Idade???

Orientação Dietética

Ingerir diariamente alimentos ricos em fibras, que facilitem o funcionamento intestinal;
- Tomar de 4 a 8 copos de líquidos (água, chá, leite ou suco de frutas). Não ingerir durante o almoço ou jantar para que o líquido não ocupe o espaço no estômago que o alimento deveria ocupar;
- Para garantir o recebimento de todas as vitaminas é necessário ter uma alimentação variada.
Realizar diariamente atividades leves: Ex.: andar;
- Evitar o consumo exagerado de sal, pois pode causar o aumento da pressão arterial e a retenção de líquidos (inchaço);
- Não ingerir muito açúcar, massas doces para evitar excesso de peso. Por isso, preferir as frutas como sobremesa. Além de facilitarem o funcionamento do intestino são ricas em vitaminas;
Ingerir alimentos ricos em ferro, tais como: fígado, rins, coração, carnes em geral, para evitar a anemia;
- Para melhor aproveitamento das propriedades dos alimentos os mesmos, precisam ser bem mastigados;
- Deve-se dar preferência à utilização de óleos vegetais no preparo e cozimento de alimentos (óleos de soja, de milho, algodão, girassol) sempre em pequenas quantidades;
Para facilitar a digestão, deve-se dividir as refeições em pequenas quantidades (em média 5 a 6 por dia - café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite);
- A ingestão correta de alimentos ricos em cálcio e a vitamina D previnem problemas nos ossos. Portanto, deve-se a ingestão diária de alimentos que contém esses nutrientes, tais como: leite, ovos, queijos, coalhadas, carne, peixe e aves. para o aproveitamento da vitamina D é indispensável tomar sol diariamente (alguns minutos).
Rosilene Rodrigues Nogueira
Nutricionista


Reportagem - Rogério Rrocha

Edição - Jorge Pereira de Carvalho
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Seguridade aprova financiamento do SFH para abrigos de idosos


2º Encontro das Terceiras idades de Ipanema-MG e Piedade de Caratinga
Baile Da Terceira Idade- Ipanema-MG -11-09-2009

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www.ipanemamg.com.br

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Mural de Recados