Total de visualizações de página

Longa Noite de Trevas de 8 Anos Chega ao Fim em Ipanema MG.

Não há mal que sempre dure, nem Perseguição que nunca acabe!


Foram 8 longos anos de trevas , 2920 dias...

Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de março de 2010

Alunos de EAD da UFJF conquistam direito a bolsas

Serão 294 estudantes beneficiados nos projetos de Apoio Estudantil e Monitoria. A seleção terá início junto com o período letivo.

Os alunos dos cursos de educação a distância (EAD) já provaram que têm o mesmo rendimento acadêmico que os alunos do ensino presencial, de acordo com estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (INEP), em 2009. Agora, gradativamente, a igualdade de direitos também tem sido alcançada por esses estudantes.
Logo no início do período letivo, 294 acadêmicos dos 27 polos que oferecem cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) serão contemplados com 240 bolsas de apoio estudantil e 54 bolsas de projetos de monitoria. O coordenador-geral do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), professor Flávio Iassuo Takakura, avalia isso como um momento de justiça, pois “os estudantes da modalidade a distância terão oportunidades similares àquelas proporcionadas pela UFJF aos estudantes dos cursos presenciais”, comemora o coordenador.
O oferecimento das bolsas de monitoria e de apoio estudantil já era compromisso firmado com os alunos dos cursos de EAD da UFJF desde o ano passado. No segundo semestre de 2009, quando o NEAD realizou o evento “Bate-papo com o reitor”, o professor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho - reitor da UFJF - conheceu a realidade dos polos UAB e pôde vivenciar um pouco a rotina, os anseios e as expectativas dos estudantes. “Essa convivência me fez enxergar a grandeza da educação a distância e as necessidades específicas de cada polo”, afirmou o reitor. O professor Flávio completou dizendo que essa é a oportunidade que faltava para que os alunos com dificuldade possam prosseguir nos estudos.
O apoio estudantil oferecido aos alunos da EAD será na modalidade Manutenção, na qual o estudante receberá uma bolsa de R$ 240,00 e deverá ter disponibilidade de 12 horas semanais para desenvolver atividades preferencialmente ligadas a projetos de sua área de atuação acadêmica. Para a seleção dos bolsistas serão usados critérios de base socioeconômica.
Já o Programa de Monitoria tem o objetivo de despertar no aluno a vocação para a carreira acadêmica e garantir melhor desempenho das atividades dos discentes e dos docentes durante o curso e maior cooperação entre eles. Para participar do programa, os alunos devem ter sido aprovados na(s) disciplina(s) objeto da Monitoria, devem obter aprovação no processo seletivo e disponibilidade de 12 horas semanais.
Em 2009, os estudantes de cursos a distância da UFJF conquistaram, de acordo com o parágrafo segundo do artigo primeiro da resolução no 05/2009 do Conselho Superior da UFJF do dia 7 de abril de 2009, direitos iguais a de qualquer outro acadêmico da UFJF. “Os acadêmicos matriculados nos cursos de educação a distância terão os mesmos direitos e deveres próprios daqueles vinculados à educação presencial”, registrou o parágrafo. Entre os direitos garantidos na resolução estão o direito a voto e as bolsas de manutenção e monitoria.


***********************************
Segunda-feira, 5 de outubro de 2009

UFJF oferece 2170 vagas para graduações e pós-graduações a distância
************************************************


Mais...

IPANEMA MG

TERMINAL RODOVIÁRIO DE IPANEMA - MG

Mural de Recados