Total de visualizações de página

Longa Noite de Trevas de 8 Anos Chega ao Fim em Ipanema MG.

Não há mal que sempre dure, nem Perseguição que nunca acabe!


Foram 8 longos anos de trevas , 2920 dias...

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de julho de 2010

1ª Festa do Queijo e Simpósio do Leite de Ipanema traz desfile com queijo de 800 quilos


A 1ª Festa do Queijo e Simpósio do Leite de Ipanema promete trazer novas perspectivas de conhecimento para os produtores agropecuários, além de parar a cidade com um desfile cultural de um queijo gigantesco de 800 quilos pelas principais ruas da cidade. O evento acontece nos dias 30 e 31 de julho e é promovido pela Prefeitura de Ipanema, através da Secretaria Municipal Agropecuária, em parceria com a Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil).

Segundo a organização do simpósio, o principal intuito do evento é o de qualificar produtores de leite da região através de palestras com profissionais gabaritados no ramo, além de caracterizar o município como um dos locais referência na produção de leite, já que esta é a principal atividade agropecuária da cidade e região.

Atualmente, em média 1.200 produtores se organizam pelo cooperativismo através da Capil, a qual capta 120 mil litros de leite por dia, sendo estes, destinados para o processamento de produtos como queijo, manteiga, iogurte, requeijão e outros derivados. Do total de produtores, 80% se enquadram no perfil da agricultura familiar e ganham força através do cooperativismo.

Fabricação do Queijo Gigante Segundo o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, o queijo será fabricado no dia 23 de julho e passará por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados. “A produção será em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, sendo depois direcionado à câmara fria até o dia do desfile”, explica.

Para a produção do queijo de 800 quilos, serão gastos aproximadamente 7 mil litros de leite, juntamente com outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. A fabricação do Queijo ficará por conta do Queijeiro da CAPIL juntamente com os auxiliares de Produção e sob Inspeção da parte técnica.



Confira a programação completa:

30 de julho (Sexta-feira) Local:

Ginásio Poliesportivo Júlio Fontoura de Moraes


9h - Abertura


10h - Palestra: “Cooperativismo e importância na qualidade do leite na elaboração de produtos lácteos”. Ricardo Santana Paes - Tecnólogo em Laticínios da Capil


11h30 - Almoço


13h - Palestra: “Produção de leite de qualidade e baixo custo: desafios para o produtor”. Dr. Rui da Silva Verneque - Chefe Adjunto de P&D Embrapa Gado de Leite.

15h - Palestra: “Sistema de produção de leite para o cenário atual”. Engenheiro Agrônomo Rogério Jacinto Gomes - Coordenador Técnico da Emater - MG, Regional Viçosa.


17h - Encerramento



31 de julho (Sábado) Local:

Praça Coronel Calhau


15h - Desfile do Queijo Gigante, com saída da Capil


16h - Corte do queijo

17h - Show com a Caravana do Acanhado

22h - Show com Paulo Sérgio e Mateuzito
--

Thaís Machado Departamento de Comunicação Social Governo Municipal de Ipanema

(33) 3314.1406 (33) 9108.1853




******************************************

www.ipanemamg.com.br


WWW.IPANEMAMG.COM.BR

IPANEMA MG

TERMINAL RODOVIÁRIO DE IPANEMA - MG

Mural de Recados