Total de visualizações de página

Longa Noite de Trevas de 8 Anos Chega ao Fim em Ipanema MG.

Não há mal que sempre dure, nem Perseguição que nunca acabe!


Foram 8 longos anos de trevas , 2920 dias...

Pesquisar este blog

sábado, 14 de julho de 2012

Algumas curiosidades sobre o nosso município / 100 anos de Emancipação Política de Ipanema-MG

Você sabia que nosso município foi criado pela lei nº 556 de 30 de Agosto de 1911 sendo instalado em 7 de Setembro de 1912.

O 1º Presidente da Câmara municipal (Prefeito) foi o Cel. João do Calhau. O 1º juiz de direito foi o Dr. Arquimedes de Faria, o 1º padre foi o Rve. Padre Sócrates Calaro. A 1ª professora foi D. Antonieta Barbosa de Godoy que foi nomeada no governo do Dr. João Pinheiro, e a inauguração da 1ª escola foi em 27 de agosto de 1907. O 2º professor foi o Sr. Lucindo

A 1ª eleição municipal foi em 28 de julho de 1912 onde foram eleito os vereadores seguintes. Cel. João do calhau, Srs. Francisco Ferreira Neto, Firmino Alves Pereira, Olimpio Pinto de Souza, Teófilo Fernandes da Silva, Cel. Norberto de Brito e Major Joaquim Amaro Teixeira. Dentre estes foi escolhido o Cel. João do Calhau para ser o Presidente da Câmara.

Primeiros habitantes de Ipanema

Os primeiros habitantes de Ipanema foram Manuel Francisco de Paula Cunha e o tenente Francisco Inácio Fernandes Leão. O 1º morador deste lugar foi o Sr. Antonio Jose da Costa que fez um casa próxima a ponte no fim da praia ( Saída para Conceição do Ipanema), plantou café e arvores frutíferas, construiu um cemitério no lugar onde é hoje a praça Getúlio Vagas (Praça Genuíno N Magalhães). Com ele veio Francisco Bernardes da Costa que estabeleceu na beira do ribeirão Tabuleiro. Mais tarde para aqui vieram Severino Alves Pereira e seu irmão Manoel Alves de Souza, membros da família dos Rodrigues chefiado por Francisco Antonio Rodrigues.




Esse ano, Ipanema completará 100 anos de Emancipação Política.

IPANEMA MG

TERMINAL RODOVIÁRIO DE IPANEMA - MG

Mural de Recados