Total de visualizações de página

Longa Noite de Trevas de 8 Anos Chega ao Fim em Ipanema MG.

Não há mal que sempre dure, nem Perseguição que nunca acabe!


Foram 8 longos anos de trevas , 2920 dias...

Pesquisar este blog

sábado, 27 de julho de 2013

IPANEMA SUPERA SEU PRÓPRIO RECORDE COM A PRODUÇÃO DO QUEIJO GIGANTE.

Além de superar o recorde do ano anterior, com 120 quilos de diferença, o queijo gigante de Ipanema atingiu a marca de 1.600 quilos na 4ª edição da Festa do Queijo em 2013. 

 4ª Festa do queijo tem também produção de um doce de leite de mais de 300 quilos



E a estrela da festa não reinou sozinha, o doce de leite gigante, que pela primeira vez foi auditado pelo Rank Brasil, empresa que cataloga todos os rankings em nível nacional, entrou para a história como sendo o maior doce de leite do país com a marca de 302 quilos.


Para a produção das duas iguarias foram gastos aproximadamente 16 mil litros de leite (15 mil litros para queijo) + (900 litros para o doce) e representam um marco para a produção leiteira da cidade que produz mais de 100 mil litros de leite por dia.

O fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari aferiu os pesos e medidas e entregou durante a festa os troféus da premiação. O queijão este ano está 4 cm mais alto que no ano anterior com 66 cm de altura de 1,76 de diâmetro. Uma faca especial foi confeccionada para cortar a iguaria.




Fabricação do queijo
O queijo foi produzido no dia 17 de julho sob a responsabilidade da Cooperativa Agropecuária de Ipanema – CAPIL.  Foram gastos 15 mil litros de leite além de outros ingredientes como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.


Produção do doce de leite.

A produção do doce leite foi realizada pela Fábrica de doces Nhá Nair através do processo de cozimento à vapor. O doce teve 12 de altura, 106 de largura e 181 de comprimento, pesando 302 quilos.



 Ipanema
 
Ipanema é uma importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce. Com 18 mil habitantes, localizada a 190 km de Governador Valadares, 75 km de Caratinga e 80 km de Manhuaçu, tem como propulsor da economia a pecuária leiteira, onde a mais importante captadora, Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil), recebe sozinha 100 mil litros de leite por dia.
 
A Festa é realizada pela Prefeitura de Ipanema e conta com o apoio da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil) para a produção do queijo e da fábrica de doces Nhá Nair para a produção do doce.
 
O queijo e o doce desfilam pela cidade em carro aberto e logo após o são cortados e distribuídos para a população na Praça Coronel Calhau.
 
 
Desfile, distribuição e fiscalização

A apresentação do queijo e do doce aconteceu às 16 horas do dia 27 (sábado), com um desfile pelas ruas da cidade e distribuição gratuita na Praça Coronel Calhau. Uma multidão de pessoas acompanhou a passagem do queijo e doce degustando as iguarias em um esquema aprimorado de distribuição. Um fiscal do RankBrasil vai acompanhou todo o processo, aferindo peso e medidas, e verificando se o produto é próprio para o consumo.
 
Feira do Queijo

Além da degustação do queijo e do doce de leite, uma Feira da Culinária do expôs e  produtos com queijo. Dentre os produtos da Feira Culinária estão: tortinha de queijo, mini pizza de queijo, pastel assado de queijo, canjiquinha com queijo, broa de queijo, espetinhos de queijo, focazza de queijo, medalhão com queijo, mandioquinha com queijo, macarrão na chapa com queijo, quibe recheado com queijo, empadão com queijo, empadinha de queijo, pão de batata e o famoso pão de queijo que será assado na hora em um forno de barro montado na praça. Parte da renda da venda dos produtos será destinada à construção de uma nova sede da APAE.
 
 





Dia 27 próximo Ipanema realizara a 4ª Festa do Queijo.

1ª Festa do Queijo e Simpósio do Leite de Ipanema traz desfile com queijo de 800 quilos







IPANEMA MG

TERMINAL RODOVIÁRIO DE IPANEMA - MG

Mural de Recados